01/05/2023

A triunfante volta da Festa do Aipim

Parque Municipal Leonardo Teodoro Arnhold recebeu público espetacular nos quatro primeiros dias de festa

Os cinco anos sem Festa do Aipim fizeram com que houvesse uma expectativa gigante. E essa expectativa tornou-se realidade a partir de sexta-feira, 28. O público também estava ávido por celebrar em São José do Hortêncio o evento mais significativo da terra. Sexta-feira, sábado, domingo e nessa segunda-feira, dia 1º, milhares de pessoas estiveram no Parque Municipal Leonardo Teodoro Arnhold. Os primeiros quatro dias de Festa do Aipim foram espetaculares. E muito vem por aí. A partir de sexta-feira, 05, mais três dias de festa, com muitos shows, gastronomia farta e os deliciosos produtos derivados do aipim, chopp gelado, exposições e diversas atividades paralelas, tornando-se assim um programa perfeito para a família inteira.

A FESTA

Antes da abertura oficial no sábado, 29, o aquecimento foi na sexta-feira, 28, à noite, com os shows de rock das bandas Porão 49 e Commando, seguindo com Rosas e Dj Vander. No sábado, às 09 horas, dezenas de motoqueiros partiram do parque e rodaram por trilhas na região. A prefeita, Ester Elisa Dill Koch, o vice-prefeito, José Maurício Koch, a presidente da Associação Cultural, Adelaide Steffens Kunzler e as soberanas Taíse Janaina Klein, Sabrina Franz e Érica Wagner foram os anfitriões da manhã. A Orquestra Municipal de São José do Hortêncio trouxe belas canções para o palco principal. As escolas de campo reproduziram os tempos remotos de criação do município. O Portugieserschneiss Volkstanzgruppe contagiou com sua linda apresentação. O escritor Felipe Kuhn Braun apresentou seu livro sobre a história do Padre Amstad, fundador do cooperativismo de crédito no Brasil. A assessoria do deputado federal Bibo Nunes anunciou uma emenda de R$ 100 mil para São José do Hortêncio. Em seu discurso, a prefeita Ester salientou que a Festa do Aipim representa a grandeza do município que administra. “Quando olho esse pavilhão lindamente decorado e vejo em cada pessoa um sorriso, cada brilho no olhar, eu entendo que valeu a pena todo trabalho dos últimos meses para fazer a festa acontecer”, destacou. O sábado seguiu com o encontro de grupos de danças folclóricas, o festival infantil, os jogos germânicos, Banda 0800, ...

O domingo foi intenso. Começou cedo. São José do Hortêncio mostrou toda a sua força num lindo desfile que começou na Avenida Mathias Steffens e terminou em frente à festa. Depois do almoço foi realizada a segunda parte dos jogos germânicos, a Equipe Tamo Aqui foi a vencedora da competição de chopp e cinco tarefas do circuito, seguiu com apresentações gauchescas com o CTG Estância do Hortêncio e com a música regional do Grupo Canção Nativa. Com uma festa eclética que é, a Festa do Aipim trouxe em sequência a Banda Portal da Serra e Barbarella e terminou o primeiro domingo com os shows de MC Jean Paul e Dj Pava, todos colocando a energia no mais elevado nível.

No feriado de 1º de maio, as atrações no palco principal começaram a brindar o público com boa música logo após o almoço típico. Antes ainda da música foram premiados os vencedores da exposição de aipim, estrela central da festa. Banda Periquito e Klabunde e Cia embalaram o baile da terceira idade. O ritmo foi acelerando com a chegada dos reis do baile, Os Atuais, seguiu com o Rainha Musical e seus hits, e terminou com DJ Cleiton na picapes. “Foram quatro dias intensos em que, como falávamos sempre em nossas divulgações, vivemos grandes emoções. A gente agradece a todos que estiveram conosco e já convidamos para voltarem a partir de sexta-feira. Muitas atrações ainda teremos”, salienta a prefeita Ester.

A 18ª Festa do Aipim é uma realização da Prefeitura Municipal de São José do Hortêncio e Associação Cultural de São José do Hortêncio. Conta com patrocínio master de Sicredi Pioneira, patrocínio de Banrisul, Schness Cervejaria, Dullius&Dullius Transportes de Produtos Químicos, Energias da Natureza, Roda Mais Rede de Postos, Valle Vita, Madesa e CDL Estância Velha/Ivoti. O evento faz parte do calendário oficial de eventos do Vale Germânico.

VENCEDORES DOS JOGOS GERMÂNICOS:

1º lugar – Equipe Tamo Aqui

2º lugar – Equipe Alles Faloa

3º lugar – Equipe Agro Hortêncio

GANHADORES DAS EXPOSIÇÕES DE AIPIM:

1º lugar: 07 sacos de adubo de 50kg

00h – DJ Weendel

07 de maio – domingo

08h – Circuito de Pedal e Caminhada

Inscrições pedal: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdHL1AtkUVsG7qaPQvApjSp0SP03XKH42N6I6F8nU1aPvXerA/viewform

Inscrições caminhada:

10h – Segunda etapa Copa Carmak Motors de Veloterra