28/09/2023 Secretaria de Saúde

Agentes comunitários de saúde fazem curso de aperfeiçoamento

Trata-se de uma iniciativa que busca aprimorar os indicadores de saúde...

A Administração Municipal de São José do Hortêncio, através da Secretaria de Saúde, celebra mais uma importante conquista para os agentes comunitários de saúde. A Secretaria de Saúde aderiu ao Programa “Saúde com Agente” que faz parte da Política Nacional de Educação para a Saúde do Ministério da Saúde, em parceria com a UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde).

Trata-se de uma iniciativa que busca aprimorar os indicadores de saúde, a qualidade dos serviços prestados na Atenção Primária e a capacidade de resposta do SUS aos usuários. Além disso, reforça o reconhecimento da importância dos agentes comunitários de saúde, que desempenham um papel crucial como educadores para a cidadania em saúde, ampliando seu envolvimento na prevenção e cuidado com a população.

Nessa quarta-feira, 27 de setembro, aconteceu a formatura da primeira turma do Curso Saúde com Agente, formando três agentes de saúde de São José do Hortêncio. A solenidade de formatura dos profissionais aconteceu no Gabinete do Executivo Municipal. Os agentes, orgulhosos, comemoraram mais uma conquista profissional ao receberem o certificado de conclusão do curso e assim, capacitados para desempenhar com mais qualidade o trabalho na comunidade.

O ato contou com a presença da prefeita Ester Elisa Dill Koch, da secretária municipal de Saúde, Verônica Maria Engeroff Koch, da preceptora do Programa, enfermeira Andréia Ludwig e das agentes comunitárias de saúde Eliane Terezinha Feller Schons, Lúcia Claudete Bender Heck e Simone Madalena Gossler Fritsch. Os demais agentes comunitários de saúde e também a agente de combate às endemias que não fizeram o curso nesta primeira turma terão oportunidade de realizá-lo na segunda turma do Programa Saúde com Agente pelo Ministério da Saúde.

A Administração Municipal de São José do Hortêncio, através da prefeita Ester, expressa sua gratidão pelo comprometimento e dedicação ao longo do curso. “Dentro de toda rede de saúde a participação dos agentes de saúde é fundamental para fazer a ligação da gestão com a comunidade e com essa especialização no curso avançam ainda na qualidade de seu trabalho”, destaca.