13/11/2023 Secretaria do Desenvolvimento Social, Econômico e Turismo

Bicentenário da imigração alemã tem selo comemorativo

O Vale Germânico lançou, durante o 35º Festuris - Feira Internacional do Turismo de Gramado, o selo oficial comemorativo ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. A peça foi apresentada aos visitantes do evento e permaneceu exposta em elementos promocionais da região, que na feira esteve representada por gestores de turismo das prefeituras que estiveram no estande da Sicredi Pioneira/Sebrae, parceiros da Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag), gestora da região turística e detentora da marca. “Foi em nossa região que tudo começou em 1824, em São Leopoldo, quando chegaram os primeiros imigrantes do Brasil. É justo que tenhamos um selo para marcar este momento que será celebrado de diversas outras formas por nossas cidades”, destaca Diego Francisco, prefeito de Estância Velha e presidente da Amvag. Desenvolvido pela publicitária Gabriela Michels, o selo possui elementos de sincronização com a logomarca tanto da Amvag quanto da região turística. A proposta possui ainda formas que representam os cascos e/ou as velas dos primeiros navios que aportaram com os imigrantes, numa dinâmica que sugere movimento, força motriz e desenvolvimento.

Gabriela amparou sua criação em breve pesquisa do movimento de imigração no Brasil. Dessa forma, no selo estão representadas frações das cinco regiões da Alemanha de onde vieram as 39 famílias imigrantes em 1824 - Hunsrück, Saxônia, Württemberg, Saxônia e Coburg. “A composição lembra um moinho, instrumento característico da agricultura dos colonos alemães, essencialmente pioneira e diversificada”, elucida Gabriela. Ela destaca que as cinco regiões do Brasil que receberam imigrantes ao longo destes 200 anos também estão representadas no selo. "É uma tentativa de marcar a data como uma festa que é, do Brasil lembrando e festejando esse marco", diz.

Na sequência o selo comemorativo será usado pelas gestões públicas e entidades afins em divulgações para que os 200 anos da imigração alemã fiquem marcados e registrados na história da região.

Fonte: Portal de Notícias de Martin Behrend