Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
24/11/2024 Secretaria do Desenvolvimento Social, Econômico e Turismo
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Construção de roteiro turístico avança em São José do Hortêncio

Município vizinho de Linha Nova participa também do movimento

           “Estamos aprendendo fazendo e logo teremos resultados efetivos. Nosso grupo é muito comprometido com a causa”. Essa é a avaliação do turismólogo Erich Ramm, instrutor do Programa de Turismo Rural e de Associativismo do SENAR. Ele está coordenando um curso de turismo rural que envolve sete empreendimentos de São José do Hortêncio e dois de Linha Nova e também integrantes da gestão pública dos dois municípios. O foco desse curso, que teve sua última etapa nos dias 11, 12 e 13 de novembro, é a construção de um roteiro turístico da região.

            Aliás, nesse último encontro o projeto piloto do roteiro foi testado. No 11 o instrutor Erich visitou cada ponto de visitação para alinhar os detalhes para o dia seguinte, 12, quando aconteceu a simulação do roteiro. Participaram os integrantes do grupo e pessoas convidadas, proporcionando a vivência in loco do planejamento. E no terceiro momento, dia 13, o grupo se reuniu novamente com os convidados para uma avaliação do roteiro. Erros e acertos foram apontados, além de coletadas sugestões para aprimoramento dessa primeira versão do percurso estabelecido. Esses ajustes serão debatidos em dois encontros extras em dezembro e janeiro. Ainda em janeiro, dias 27, 38 e 29 de janeiro, acontece o quarto módulo do curso. “Com essa experiência de visitação montada podemos praticar aquilo que o programa oferece de aprendizado e assim profissionalizar e potencializar o que São José do Hortêncio e Linha Nova possuem para oferecer ao visitante”, acrescenta o instrutor. A conclusão de todos os módulos deve ocorrer no segundo semestre de 2025.

            Para o secretário de Desenvolvimento Social, Econômico e Turismo de São José do Hortêncio, Deonisio Schafer, a criação do roteiro é um passo significativo para fomentar o turismo na região, promovendo não só a economia local, mas também o resgate e a valorização de práticas culturais e modos de vida que tornam São José do Hortêncio e Linha Nova destinos únicos na região. “Aquilo que somos e fazemos é um produto turístico e usar isso para trazer visitantes é o nosso objetivo”, complementa.

 

            Segue na sequência o depoimento de Djenifer Dorneles, do Céu Aberto Eventos e Gastronomia de Capela do Rosário, um dos empreendimentos participantes do roteiro.

“É inspirador ver como o projeto Senar está transformando o cenário do turismo rural em São José do Hortêncio. Os últimos três meses de dedicação intensa não só fortaleceram o comércio rural, mas também pavimentaram o caminho para um futuro promissor no turismo da região. A elaboração de um roteiro turístico é uma iniciativa crucial, permitindo que visitantes explorem as belezas naturais, a rica cultura e a simplicidade encantadora da cidade. Foram dias de muito trabalho de campo, conhecendo os lugares e pontos turísticos da cidade, e assim estudamos um roteiro que qualquer turista gostaria de fazer. À medida que o projeto avança, a união dos comércios rurais será fundamental para proporcionar experiências autênticas e inesquecíveis. Com grandes expectativas para 2025, é animador imaginar as novidades que irão atrair e encantar turistas, consolidando São José do Hortêncio como um destino imperdível para o turismo rural.”

 

 

 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé