27/08/2023 Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Daiane Plautz, Alana Eduarda Backes e Ariane Hanauer são as novas soberanas de São José do Hortêncio

Escolha da nova corte aconteceu nesse sábado, 26

Na gélida noite do dia 26 de agosto de 2023 o calor humano e o amor por São José do Hortêncio fizeram com que o Ginásio Municipal Clóvis Luiz Schaeffer fosse o epicentro de grandes e lindas emoções. Daiane Plautz, Alana Eduarda Backes e Ariane Hanauer foram escolhidas as novas soberanas de São José do Hortêncio para os próximos dois anos depois de um longo período de preparação e culminando com a análise dos oito jurados.

Alana Eduarda Backes, Ariane Hanauer, Camile Hammes, Daiane Plautz, Josiele Zimmer e Thaís Cristina Trein iniciaram sua interação com os jurados às 18 horas em coquetel junto à Prefeitura. Cada uma foi questionada por 10 minutos com perguntas diversas, especialmente na relação com o município e o papel da soberana na representação.

Da Prefeitura as candidatas partiram para o grande momento.  A prefeita Ester Elisa Dill Koch falou e salientou que a dedicação e preparação das futuras soberanas garante que o Município estará muito bem representado.  Antes das seis candidatas mostrarem todo seu potencial para os jurados, as torcidas e o grande público, a nostalgia tomou conta do ginásio municipal. O mestre de cerimônias Daniel Santos apresentou cronologicamente como se deu a escolha das rainhas e princesas da Festa do Aipim. A primeira corte data de 1987, quando ocorreu a segunda edição. Convidadas pela organização, as cortes de todas as edições apresentaram-se ao público, arrancando muitos aplausos.

A primeira entrada das seis postulantes foi em desfile coletivo com coreografia. Na segunda, agora individualmente, elas usaram o microfone e responderam a seguinte pergunta: “O que motivou a ser soberana de São José do Hortêncio?”.  No terceiro momento doze pessoas ocuparam a passarela. Alana, Ariane, Camile, Daiane, Josiele e Thaís desfilaram com suas mães. Receberam delas um buquê. Deise Schons, representando a Sicredi Pioneira, presentou as seis com um presente. Encerravam-se os momentos de avaliação. Os jurados reuniram-se para a apuração dos votos.

REVELAÇÃO

A ansiedade tomava conta. Antes de conhecer as três soberanas a noite reservava mais emoções. A despedida da antiga corte era uma delas. A rainha Taíse Klein e as princesas Sabrina Bender Franz e Érica Rafaeli Bender Wagner desfilaram pela última vez. Escolhidas em 22 de novembro de 2019, elas fizeram o reinado mais longo da história pelos impactos causados pela pandemia. Ao microfone o trio agradeceu a honra de serem soberanas e a gratidão a todos e todas que fizeram com que esse período fosse inesquecível.  Das mãos da prefeita Ester e do vice-prefeito José Maurício Heck receberam flores como forma de agradecimento pela dedicação em promover São José do Hortêncio.

As revelações começaram com a candidata que mais vendeu ingressos, Camile, e a melhor torcida, de Josiele. O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Adriano Kunzler, e a presidente da Associação Cultural, Adelaide Kunzler, fizeram a entrega dos prêmios. Os jurados receberam um mimo por sua destreza pelo concurso. E como a noite foi de exaltação às soberanas, as cortes anteriores voltaram à passarela com cartazes com palavras importantes para o reinado ao som da canção Hallelujah. A coroa da rainha foi apresentada por Taíse. O trabalho dessa noite teve o devido reconhecimento a Joel Hartz, coordenador geral do concurso. Ao microfone agradeceu a dedicação das candidatas e o envolvimento de todos para que a noite fosse inesquecível. Recebeu um mimo da secretária municipal de Educação e Cultura, Mônica Reichert Weyh.

Então, o grande momento. A segunda princesa Ariane Hanauer foi revelada a partir de um trecho de uma carta que seus pais. A primeira princesa Alana Eduarda Backes foi revelada a partir do objeto que ela trouxe, seu diploma. Já a rainha Daiane Plautz foi revelada através do jogo de cartazes. A palavra Alegria foi quem referenciou o reinado que iniciava. Erica, Sabrina e Taíse coroaram suas sucessoras. Prefeita Ester e o vice Maurício entregaram flores e um cheque de R$ 1.500,00 para cada uma. Adriana Koch Hanauer, representando as Lojas Koch, entregou um prêmio às novas soberanas.

No espaço reservado a nova corte recebeu abraços de amigos e familiares e deu suas primeiras entrevistas como rainha e princesas ao Jornal O Diário e à Rádio Hortêncio. Iniciava ali o reinado de Daiane, Alana e Ariane. No salão principal a Banda Nave Som e os Dj´s Cleiton e Matrix fizeram como que essa noite tivesse o fechamento de ouro.

A escolha das novas soberanas de São José do Hortêncio foi uma realização da Administração Municipal e da Associação Cultural.

A nova corte:

Daiane Plautz – rainha

Alana Eduarda Backes – 1ª princesa

Ariane Hanauer – 2ª princesa

A melhor torcida: Josiele Zimmer

Candidata com mais venda de ingressos: Camile Hammes

Quem foram os jurados?

Ângela Nicole Führ: Rainha do Folclore Alemão de Nova Petrópolis

Éder Forsin: promotor de eventos e coordenador de concursos de beleza

Joana Yasmin Diedrich: representante do maior concurso de beleza jovem do estado

Trassiel Forte: Garoto Revelação Rio Grande do Sul 2023

Lívia Maria Flor: Rainha da Festa das Rosas de Sapiranga