09/10/2023 Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Feira do Livro e das Artes movimenta a cultura, a história e a memória

São José do Hortêncio viveu dois dias de intensa programação

A 20ª Feira do Livro e das Artes fez uma reflexão sobre as nossas memórias. O que sabemos sobre nossa própria história? O que sabemos sobre aqueles que nos antecederam? E essas memórias, como as registramos para os que virão depois? Registrar isso em fotos é uma das maneiras. Foram os fotógrafos, aqueles que registram em cliques a vida, os homenageados da vigésima edição da Feira do Livro e das Artes. Aliás, eles fizeram intervenções nas escolas para mostrar seu trabalho e sua arte. Moacir Johann, Roberta Kuntzler, Grasiela Spindler e Henrique Filipn interagiram com os estudantes no período anterior à feira.  Na sexta-feira, 06, durante a abertura, Moacir, Roberta e Grasiela estiveram no palco junto com os escritores Christina Dias e Athos Beuren. Ali, sob a mediação de Herta Klein puderam falar de sua profissão, dos desafios, e claro, do quão realizador é. Foram homenageados com extrema justiça. A se falar em fotos, no sábado à tarde, foram anunciados os campeões do Concurso Municipal de Fotografia. Foram premiadas seis pessoas na categoria munícipe e seis na categoria estudantes. Cada uma ganhou R$ 200,00 em vale compras.

1º COLOCADO

131 PONTOS

EMILIN BACKES

SEXTA-FEIRA

A 20ª Feira do Livro e das Artes iniciou na sexta-feira, 06, com a presença dos escritores, Christina Dias e Athos Beuren, nas escolas com a troca com os alunos que trabalharam suas obras literárias. Aliás, muitos desses trabalhos estiveram expostos no ginásio municipal e se somaram com outros trabalhos de extrema qualidade.

À noite, já no Ginásio Clóvis Luiz Schaeffer, reuniram-se autoridades, professores, alunos, comunidade e autores para celebrar a festa cultural de São José do Hortêncio. A secretária de Educação, Cultura e Desporto, Monica Weyh e a prefeita Ester Elisa Dill Koch ressaltaram o quão São José do Hortêncio entrega investimentos em educação. Hoje 45% do orçamento público está concentrado na educação. A patrona Christina Dias também se pronunciou e com muita entusiasmo agradeceu a recepção com que foi recebida em São José do Hortêncio. Confidenciou que o aipim é um dos seus pratos preferidos. E para fechar a noite, Herta Klein trouxe um espetáculo que veio ao encontro do tema da feira. A artista refletiu sobre nossas origens familiares, a árvore genealógica, e o quão isso é importante para preservar as memórias.

SÁBADO

No segundo dia de feira a manhã foi aberta com a apresentação dos grupos de ballet e jazz. Na sequência a patrona Christina Dias fez uma interação com o público através de suas obras. A manhã encerrou com a apresentação do contraturno da Escola Municipal São José.

A Cia de Patinação Artística Gyru’s abriu a tarde de cultura com uma belíssima apresentação. A professora Daiane Spengler fez uma contação de histórias. Depois da premiação do Concurso de Fotografia o momento sublime do dia. Oito orquestras numa só nota. Um espetacular concerto com 150 músicos encheu o ginásio de lindas melodias.

Participantes do concerto:

- Grupo Instrumental de Presidente Lucena

- Orquestra Municipal de Linha Nova

- Orquestra Municipal de Westfália

- Grupo Instrumental de Barão

- Orquestra Municipal de Barão

- Orquestra Municipal de São Pedro da Serra

- Grupo Instrumental de Colinas

- Orquestra Municipal de São José do Hortêncio

VALE-LIVRO

E como grande astro, o livro foi devidamente valorizado. A Administração Municipal distribuiu aproximadamente 1.000 vale-livros de R$ 25,00 que puderam ser usados junto aos quatro livreiros que montaram suas bancas no ginásio municipal. “Esse é um incentivo que é lei em São José do Hortêncio e que faz com que o hábito da leitura seja valorizado. Encerramos essa vigésima edição da Feira do Livro e das Artes com grande satisfação já que toda nossa grande rede, especialmente alunos e professores, fez exímias movimentações em torno da literatura e da cultura”, destaca a secretária Mônica.

Fotos Marco Dieder