Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
07/02/2023 Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Importante palestra sobre doença em citrus é dia 15

Tema será Greening, doença da citricultura mais relevante no mundo

            O greening é a mais importante doença da citricultura mundial, estando presente nos continentes asiático, africano e americano. No Brasil essa doença foi detectada em pomares de São Paulo em 2004. Os sintomas verificados foram associados a duas espécies de bactérias transmitidas naturalmente no campo por meio de um vetor. O Rio Grande do Sul, conforme dados de dezembro de 2022, ainda está livre dessa doença nos seus pomares. Por se tratar de uma doença que não possui tratamento, a única medida possível atualmente é a prevenção, é prover a saúde dos pomares. As árvores impactadas com a doença deixam de produzir frutos.

Para tratar desse tema a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está trazendo para São José do Hortêncio um especialista no assunto. No dia 15, às 19h30min, o fiscal agropecuário Alonso Duarte de Andrade, fará uma explanação completa sobre as estratégias de prevenção ao greening. Esse encontro será no Ginásio Municipal. Importante: a palestra, que é gratuita, está aberta aos produtores de citrus de toda região. “É um encontro muito relevante para todos que têm na citricultura uma importante fonte de renda ou mesmo para consumo próprio. O momento para nos organizarmos para o enfrentamento dessa doença é agora”, destaca o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São José do Hortêncio, Felipe Trein.

A palestra é uma ação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de São José do Hortêncio com apoio da EMATER/RS, Secretaria Municipal de Agricultura de Presidente Lucena, Câmara Regional de Citricultura e Sicredi.

SERVIÇO:

O que: Palestra de prevenção ao greening

Onde: Ginásio municipal (refeitório)

Dia: 15 de fevereiro

Horário: 19h30min

Custo: gratuito

Público-alvo: produtores de citrus de São José do Hortêncio e região

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé