01/04/2021 Secretaria de Saúde

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Vacinação na Páscoa dependerá da entrega das doses, alerta Amvars

A fim de alertar a comunidade e evitar falsas expectativas quanto à possibilidade de vacinação contra Covid na Páscoa - em virtude da promessa de envio, na quinta-feira, de 500 mil doses ao RS pelo Ministério da Saúde - a Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos – Amvars, por meio de seu presidente Luciano Orsi esclarece:
- O anúncio veiculado pela imprensa refere-se apenas a uma PREVISÃO de envio.
- Depois de recebidas pelo Governo do Estado as doses precisam ser pactuadas pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
- Posteriormente, precisam ser enviadas às respectivas coordenadorias regionais de saúde
- E, por fim, entregues aos municípios.

Tendo em vista a complexidade desse processo, a Amvars julga temerário alertar a comunidade antes das doses estarem de fato com as respectivas prefeituras. Neste sentido emite o presente alerta que será enviado a todos os municípios associados a Amvars. “Sem ter o imunizante na mão é muito temerário criar expectativas nas pessoas.

Qualquer atraso compromete todo a organização e as pessoas não merecem passar por isso”, avalia Orsi.