17/04/2023 Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Nova reunião avança nas estratégias sobre a segurança nas escolas

Atenta aos fatos e também às informações desencontradas que têm preocupado a população, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto reuniu-se na tarde dessa segunda-feira, 17, com as equipes diretivas das escolas municipais e estadual, comandante da Brigada Militar, capitão Kayser, chefe do Corpo de Bombeiros Voluntários, Gelson Miranda, e prefeita Ester Elisa Dill Koch. O comandante da Brigada Militar trouxe informações do serviço de inteligência da corporação. Em resumo, diferente do que vem sendo especulado, o trágico acontecimento em Blumenau não tem relação com as prisões e apreensões de materiais no Rio Grande do Sul. A Brigada Militar reforçou o compromisso que vai redobrar sua atenção sobre as escolas e seus entornos com as patrulhas escolares.

As equipes diretivas foram orientadas sobre medidas de prevenção, principalmente para o controle da entrada e saída das escolas. Passo seguinte é a instalação do botão de pânico/emergência em todas as escolas. Aos pais, especialmente, o apelo para que estejam próximo dos seus filhos, acompanhando suas interações nas redes sociais e monitorando o uso de equipamentos eletrônicos. “Sabemos de toda responsabilidade que temos sobre a segurança nas escolas e disso não nos furtamos. Há, no entanto, a necessidade que todos nós, gestão pública, escolas através das direções e professores e os pais estejamos unidos nesse momento para o bem coletivo e, especialmente, manter a calma e serenidade”, ressalta a secretária de Educação, Mônica Reichert Weyh. Novas reuniões e encontros serão realizados a partir da necessidade de ajustes de condutas e/ou mudanças de estratégias de segurança.