Os 36 anos de São José do Hortêncio
Os 36 anos de São José do Hortêncio foram celebrados junto com o encerramento da quarta edição do quarto Natal Cantos e Encantos. Foram dois momentos distintos que celebraram o quão rica é a história do Schness.
A programação do dia 20, feriado municipal, iniciou ao meio-dia no Ginásio Municipal Clóvis Luiz Schaeffer. A prefeita Ester Elisa Dill Koch e o vice-prefeito José Maurício Heck foram os anfitriões do Almoço da Terceira Idade. Praticamente 1.000 pessoas tiveram acesso a uma deliciosa refeição que foi servida por dezenas de voluntários. A prefeita Ester, em seu pronunciamento, destacou que a programação foi uma forma singela de agradecer a todos que contribuíram para o desenvolvimento do município. A tarde foi reservada para o baile com o Trio Mielke e contou com a presença do Papai Noel que distribuiu bolachas de Natal aos presentes.
A noite foi reservada para a boa música e o canto coral. Na Igreja Católica do Centro aconteceu a última etapa do Musik auf Weg, evento criado em 2024 para celebrar os 200 anos da imigração alemã no Brasil. As apresentações envolveram os alunos das oficinas de música, do coral infanto-juvenil, do coral municipal e da orquestra municipal. Todos esses grupos fazem parte do macro projeto Música no Schness. Jairo Knob discorreu sobre a história da imigração, fazendo um rescaldo desde a vinda dos imigrantes através dos navios da Europa e depois sua instalação na região e a evolução até os tempos atuais.
A cooperativa Sicredi Pioneira, apoiadora cultural, presenteou os artistas com mimos. Esteve representada por Rafaela Vier.
Tanto o Baile da Terceira Idade como o Musik auf Weg fizeram parte da programação do 4º Natal Cantos e Encantos que foi uma organização da Prefeitura Municipal e contou com apoio da Associação Cultural e da Política Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura.
Fotos Marco Dieter e Deonisio Schafer