09/02/2023 Secretaria de Saúde

O SUS em debate na Conferência Municipal de Saúde

A Constituição de 1988, a constituição cidadã, estabeleceu que a saúde é um direito universal de toda população brasileira e que cabe ao Estado provê-la. Dois anos após, em 1990, foi criado o Sistema Único de Saúde que tem nos entes federativos, União, Estado e Município, seus entes financiadores e também com as responsabilidades diferentes de atendimento de cada um. Ao Município cabe o atendimento básico, contemplado pelos serviços oferecidos na Unidade Básica de Saúde, especialmente. Segundo a legislação, 15% do orçamentos dos Municípios devem ser destinados à saúde. São José do Hortêncio, por sua vez, aloca 25% nessa área, 10% a mais que o mínimo exigido.

Na tarde dessa quarta-feira, 09, no salão principal do CTG Estância do Hortêncio, reuniram-se gestores, profissionais da saúde e representantes da comunidade pra debater o papel do SUS na sociedade. A V Conferência Municipal de Saúde, dirigida pela farmacêutica Taciéli Fagundes da Rosa, iniciou sua programação com os pronunciamentos da prefeita Ester Dill Koch, da secretária de Saúde, Verônica Engeroff e do vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Felipe Trein. Todos entendem o quão complexo é o SUS, mas há, sobretudo, a compreensão de que sua presença na sociedade brasileira é fundamental e irrevogável.

Na palestra da conferência, a mestre em Ciências Farmacêuticas Bárbara Spaniol fez um apanhado da evolução do SUS no Brasil. Num segundo momento falou da distribuição de medicamentos que se faz nas farmácias municipais e elogiou o município de São José do Hortêncio que dispõe para a população um rol de medicamentos maior que o mínimo exigido pela legislação.

Na parte final da conferência os presentes foram separados em quatro grupos que elencaram demandas da saúde pública e que possam impactar no atendimento à população. Essas sugestões foram reunidas em um documento que será levado pelo delegado escolhido na conferência, Felipe Trein, para a 9ª Conferência Estadual de Saúde que será realizada entre os dias 15 e 17 de maio de 2023, em Porto Alegre.