Esse evento trouxe agentes públicos e a iniciativa privada que possuem cases de sucesso na inovação.
Durante os dias 23 e 24 de novembro o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Econômico e Turismo, Deonisio Schafer, e o diretor de Turismo, Jacson Hartmann, estiveram em Nova Petrópolis participando do evento Smart Cities Park. Esse evento trouxe agentes públicos e a iniciativa privada que possuem cases de sucesso na inovação.
Segundo o secretário Deonísio, a partir da vivência no evento, “nossas primeiras ações se concentram em adquirir conhecimento, planejar estrategicamente, estudar casos de cidades que transformaram sua realidade, criar iniciativas e estabelecer um roteiro interno para São José do Hortêncio. Buscamos recursos e parcerias para viabilizar nossos projetos.”
Jacson observou em uma conversa com o prefeito de Canela, Constantino Orsolin, a possibilidade de trazer inovação para São José do Hortêncio. “Ele compartilhou sua visão sobre como Canela se tornou uma referência turística tão forte quanto Gramado. Destacou a mudança de mentalidade necessária para o progresso e como, ao longo do tempo, essas mudanças se concretizaram.”
O secretário Deonísio destaca que eventos como o Smart Cities Park são um celeiro de boas ideias para buscar inspiração, planejar estrategicamente e unir esforços de todas as áreas municipais e também com colaboradores para construir um futuro mais próspero para São José do Hortêncio.
Palestras e dinâmicas que Deonísio e Jacson participaram:
- Geoparques o desafio de fazer acontecer - caso de sucesso: Caminhos dos Cânions do Sul;
- Turismo e os novos movimentos comportamentais: antecipando tendências e moldando o futuro;
- Operações aeroportuárias integradas - efiência e simplicidade;
- As facilidades tecnológicas e soluções inovadoras aplicadas ao turismo;
- A gastronomia como um produto turístico cultural - A importância da gastronomia para a geração de emprego, renda e estímulo do desenvolvimento local sustentável dos municípios turísticos;
- Destinos turísticos inteligentes: transformando o mapa estratégico, processos e ações focadas no turista;
- O que falta para o turismo ser protagonista?