Evento reforça importância da participação social e do protagonismo das múltiplas velhices
Na tarde desta quarta-feira, 16, o CTG Estância do Hortêncio foi palco da 6ª Conferência Municipal da Saúde e da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, convocado pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social e Econômico, juntamente com os Conselhos Municipais de Saúde e do Idoso, reuniu autoridades, profissionais e representantes da comunidade para debater políticas públicas voltadas ao envelhecimento e à promoção da saúde.
Com temas centrais como “Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices” e “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, as conferências visam fomentar o diálogo com a sociedade e propor diretrizes que influenciem diretamente as políticas públicas do município.
A farmacêutica Taciéli da Rosa conduziu a abertura oficial que contou com os pronunciamentos de autoridades como a prefeita Ester Elisa Dill Koch; da secretária municipal de Saúde, Verônica Maria Engeroff Koch; da coordenadora do CRAS, Cristiane Valladares; da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adelaide Steffens Kunzler, da presidente e vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Rejani Ireni Bender Klein e Camila Bauer.
Logo após, os mais de 100 participantes assistiram à palestra do médico Dr. Germano Ferretto, especialista em geriatria, que abordou a importância do protagonismo das pessoas idosas na vida comunitária. Em seguida, o procurador municipal Diego Zaicovski Falcão discutiu a urgência da equidade e dos direitos na perspectiva de um envelhecimento multicultural e democrático.
A programação da conferência seguiu com uma roda de conversa em grupos temáticos, apresentação de propostas e, por fim, a eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.
Com caráter deliberativo, o encontro reforçou a relevância do controle social e da escuta ativa da população na formulação de políticas públicas, especialmente em temas que envolvem o envelhecimento com dignidade, respeito e qualidade de vida.
Delegados da conferência:
Irilde Maria Spaniol
Antônio Marques
Rejani Ireni Bender Klein
Silvana Schorn
Nair Cleci Van Grol
Fotos Marco Dieter e Taciéli da Rosa