19/01/2023 Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

São José do Hortêncio zera a fila na educação infantil

Retorno às escolas começa semana que vem, dia 25

A educação como prioridade muito além de uma narrativa de gestão, mas sim como uma prática efetiva. E uma educação pública tem como premissa básica que ela seja acessível a todos, a começar pela educação infantil na qual muitas crianças já ingressam aos quatro meses de idade. São José do Hortêncio inicia 2023 com um feito histórico: está zerada a fila de vagas na educação infantil. E para que isso fosse possível uma grande engenharia de movimentos foi feita envolvendo vários setores da gestão municipal.

Das 169 vagas disponíveis na educação infantil em 2022 São José do Hortêncio passou a oferecer 220 esse ano. Essas 51 vagas acrescidas foram possíveis porque a estrutura física foi aumentada. A Escola de Educação Infantil Sonho Meu passa a ter um segundo prédio. Trata-se do imóvel vizinho na Rua 33 ocupado até o início do ano pelo Centro de Referência de Assistência Social, que outrora já fora escola. Portanto, é uma estrutura adequada e preparada para receber as crianças. Há cinco salas disponíveis. Esse novo espaço será usado prioritariamente pelas turmas de berçário e maternal. Durante a semana funcionários do Município e empresas contratadas organizaram materiais, móveis, brinquedos, ... “Começamos esse ano letivo com muito a comemorar. Com grande esforço da gestão passamos a oferecer a nossa comunidade uma situação em que todas as crianças têm sua vaga na educação infantil garantida, resultando em tranquilidade para toda família”, destaca a prefeita Ester Dill Koch.

RETORNO

O ano letivo de São José do Hortêncio começa dia 25 de janeiro. Quem volta? As crianças matriculadas nas turmas do berçário e maternal. São 104 crianças. As turmas do jardim e do ensino fundamental da rede municipal iniciam seu processo letivo no dia 22 de fevereiro. No Instituto Estadual Alfredo Oscar Kiefer o será no dia seguinte, dia 23.

REFORMA

A Escola Municipal de Educação Infantil Sonho Meu, além de estar sendo preparada para o retorno das crianças, passa por reformas estruturais. Estão previstas ações para eliminar infiltrações, pintura do prédio, tanto interna como externamente, e também pintura do entorno. Essas obras, conforme prevê o contrato com a empresa contratada, devem estar concluídas até o início de abril. A prefeita Ester Dill Koch, o vice-prefeito José Mauricio Heck e a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Mônica Reichert Weyh, têm acompanhado a obra. “Essa reforma é necessária para que os alunos tenham uma escola bonita e com estrutura adequada para que professores e funcionários possam desenvolver um grande trabalho”, elenca a secretária.