Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
03/10/2022 Secretaria de Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Secretaria Municipal da Saúde lança o programa Mutirão Outubro Rosa para a prevenção do câncer de mama e de colo uterino

O programa é programado para os dias 08 e 22 de outubro, onde serão realizados encaminhamentos para exames de mamografia e também exames de Papanicolau/pré-câncer/preventivo nas mulheres.

🎀 No mês de Outubro, reservado mundialmente para ações e movimentos de conscientização para o controle do câncer de mama e útero, a Secretaria Municipal da Saúde programa para os dias 08 e 22 o Mutirão Outubro Rosa que fará encaminhamentos para exames de mamografia e também realizará exames de Papanicolau/pré-câncer/preventivo nas mulheres. 

 
🎀 O objetivo, além da prevenção do câncer de mama e útero, é também estimular as mulheres a realizarem o Papanicolau/pré-câncer/preventivo capaz de detectar o câncer do colo do útero e que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal.
 
AGENDE-SE:
🎀 Para participar do Mutirão Outubro Rosa, as mulheres podem agendar presencialmente na UBS (Unidade Básica de Saúde) ou pelos telefones: 3571-1278 e 3571-1212.
 
Sinais do câncer de mama e do colo do útero
  • O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Cerca de 95% dos casos tem cura se diagnosticados precocemente. Então, fique atenta aos seguintes sinais:
  • Aparecimento de nódulo ou espessamento da mama, próximo a ela ou na região da axila.
  • Alteração no tamanho ou na forma da mama
  • Alteração no aspecto da mama, auréola ou mamilo
  • Saída de secreção pelo mamilo ou inversão do mamilo para dentro da mama.
  • Enrugamento ou endurecimento da mama (a pele da mama adquire um aspecto de casca de laranja).
  • Sensações diferentes como calor, inchaço e rubor.
 
Colo do útero
O câncer de colo uterino é um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras e são totalmente curáveis. Mas, se não tratadas, podem, após muitos anos, se transformar em câncer. As lesões em estágio inicial não apresentam sinais ou sintomas, mas conforme a doença avança podem aparecer sangramento vaginal, corrimento e dor. 

Nesses casos, a orientação é sempre procurar um posto de saúde para tirar as dúvidas, investigar os sinais ou sintomas e iniciar um tratamento, se for o caso. Mulheres devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) uma vez por ano. Vacinar contra o HPV as meninas e meninos de 9 a 14 anos é uma medida muito importante também.


Outras Notícias

Conteúdo Rodapé