11/07/2023 Gabinete da Prefeita

SOS Solidariedade

As movimentações pós enchente continuam

Três semanas depois do ciclone extratropical trazer prejuízos gigantes a São José do Hortêncio, especialmente na região do Campestre, as movimentações para recompor a vida das pessoas continuam. Desde o dia 16, dia da enchente, inúmeras doações chegaram a São José do Hortêncio. Empresas, entidades e centenas de pessoas desprenderam de alimentos, artigos de higiene, roupas, móveis e eletrodomésticos para ajudar àqueles que tiveram grandes perdas. Os levantamentos realizados pelo Município indicam R$ 1,7 milhão de perdas em residências. Na agricultura a estimativa que os prejuízos passem de R$ 3,1 milhões. A Prefeitura investiu R$ 130 mil nos primeiros dias pós ciclone para recuperar estradas, recolher lixo, recuperar pontilhões, ... Todas as secretarias e o gabinete da prefeita Ester Dill Koch empreenderam esforços contínuos para que as famílias pudessem ter um retorno às suas casas menos traumática. A situação de emergência decretada pela prefeita também teve o seu reconhecimento da Defesa Civil do Estado, o que pode significar mais recursos na sequência.

SICREDI

Depois de um encontro da prefeita Ester Elisa Dill Koch com a gerente da Sicredi Pioneira, Deise Schons, a cooperativa anunciou uma linha de crédito emergencial para ajudar famílias, produtores rurais e empresas de toda região. Foram liberados créditos de até R$ 30 mil, com um ano de carência e taxa especial de juros. Associados devem procurar a agência local para maiores informações.

APOIO

Além das perdas materiais e financeiras, evidentemente que os impactados pelas chuvas estão com seu estado emocional alterado e precisam de superação para recomeçar e seguir. Diana Flores, psicóloga, e Marjorie Huve, assistente social, fizeram na noite de segunda-feira, 03, um encontro com moradores do Campestre para através das interações e trocas alocarem novas e boas perspectivas para o seguimento da vida. Vinte e quatro pessoas compareceram.

DOAÇÕES

As doações recebidas e juntando os investimentos da gestão pública fizeram com que os suportes iniciais de alimentação e vestuário pudessem ser atingidos. Aliás, as ações de ajuda seguem. Por exemplo, durante a Copa Integração de Futsal, o ingresso era um quilo de alimentos não perecíveis. Esses estão no CRAS Novo Horizonte e serão encaminhados para as famílias atingidas. A gestão pública permanece atenta e presente para que dentro dos limites da legalidade siga esse trabalho de cooperação para alentar a população prejudicada pelo ciclone.