Farmacêutica Taciéli Fagundes da Rosa representou São José do Hortêncio em Porto Alegre no recebimento do prêmio
O trabalho começou em junho de 2023. Poucos meses depois já teve obteve o reconhecimento do Conselho Regional de Farmácia e da Famurs. Estamos falando do cuidado farmacêutico domiciliar. Em suma, a farmacêutica da Farmácia Municipal Hilma Becker Trein, Taciéli Fagundes da Rosa, faz visitas aos pacientes nas residências para acompanhar o uso correto dos medicamentos, com ênfase no cumprimento da dose, posologia, reações adversas, entre outros. Antes das visitas às residências a farmacêutica fez uma capacitação junto aos agentes comunitários de saúde.
Entre junho e setembro foram realizadas 30 visitas num primeiro atendimento e 22 de retorno. Segundo a farmacêutica Taciéli, “foi possível perceber nas visitas de retorno que pacientes e familiares estavam mais atentos na importância da realização correta do tratamento, atentos às posologias, doses e formas de armazenamento.” Outra conclusão de Taciéli foi de que o profissional de farmácia passou a ter uma participação mais assertiva dentro da equipe de saúde. Como benefício ainda percebeu-se que a orientação da profissional minimizou os riscos ligados à automedicação.
Esse projeto foi inscrito para uma seleção das melhores práticas da assistência farmacêutica nos municípios do Rio Grande do Sul. E foi selecionado. O trabalho foi exposto durante o 10º Workshop da Saúde Pública em Porto Alegre no dia 20 promovido pela FAMURS e Conselho Regional de Farmácia. Taciéli representou toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde no recebimento do certificado de premiação. Para a secretária de Saúde, Verônica Engeroff Koch, o trabalho da farmácia municipal é um respaldo daquilo que clinicamente é realizado na UBS. “Esse acompanhamento da Taciéli nos dá ainda mais segurança sobre os tratamentos de saúde surtirem os efeitos previstos. Estão de parabéns todos os profissionais envolvidos nesse trabalho”, elogia.