18/01/2024 Secretaria do Desenvolvimento Social, Econômico e Turismo

Turismo faz incursões para conhecer experiências exitosas

Compromisso de usar toda a rica referência histórica de São José do Hortêncio como propulsora do turismo local

O secretário de Desenvolvimento Social, Econômico e Turismo, Deonisio Schafer, e o diretor de Turismo, Jacson Hartmann, deslocaram-se para outros municípios da região para conhecer ações voltadas ao turismo e cultura que impactam no desenvolvimento regional. Realizaram uma visita à cidade de Colinas para uma reunião com o secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Edelbert Jasper. O propósito da visita foi conhecer de perto como é organizado o grandioso evento de Páscoa que atrai milhares de turistas da região, envolvendo ativamente a comunidade local para criar uma experiência mágica para as crianças e, ao mesmo tempo, preservar tradições valiosas.

Na sequência exploraram o Museu do Vô Liro em Westfália, que preserva vívidas as memórias da família Horst. Em outro momento, conheceram o Museu de Santa Maria do Herval, sendo calorosamente recebidos pela prefeita Mara Susana Schaumloeffel Stoffel, pelo secretário de Turismo, Marcos Stoffel, e pelo assessor da Secretaria, Lucas Molling. Durante essa visita, em uma conversa esclarecedora, obtiveram informações sobre a origem das miniaturas de prédios históricos de todo o Vale Germânico, assim como o desenvolvimento do museu, transformando-se em um ponto de parada significativo para quem viaja em direção a Gramado.

“Expressamos nossa gratidão às autoridades locais pela excelente recepção e pelo tempo generosamente disponibilizado”, salienta o secretário Deonisio. Durante as visitas Deonisio e Jacson já reforçaram o convite para a próxima edição da Festa do Aipim, que ocorre entre abril e maio próximos. “Reconhecemos que o conhecimento e o estudo de casos de sucesso são fundamentais para moldar nossas ações com base em nossa cidade e em nosso povo. Dessa forma, buscamos aprimorar e evoluir a cultura e o turismo em São José do Hortêncio. A colaboração com outros municípios fornece informações valiosas sobre como desenvolver nossas próprias iniciativas e eventos, permitindo-nos construir nossa identidade de maneira única e autêntica”, resume Jacson, reforçando o compromisso de usar toda a rica referência histórica de São José do Hortêncio como propulsora do turismo local.