16/02/2023 Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Uma noite de informações e esclarecimentos sobre o Greening em São José do Hortêncio

Quarenta produtores de citros estiveram no Ginásio Municipal Leonardo Arnhold na noite dessa quarta-feira, 15. A motivação dessa movimentação era a doença mais impactante na citricultura atualmente, o Greening. Suas ameaças são imensuráveis, especialmente os impactos econômicos. O Rio Grande do Sul ainda está livre da doença. Por isso a importância de conhecer seus danosos efeitos num pomar e assim, focar na prevenção. As orientações foram passadas por técnicos do governo do Estado. A equipe da Secretaria de Agricultura do Estado estava composta pelo engenheiro agrônomo e fiscal estadual agropecuário Alonso Duarte de Andrade, além dos fiscais agropecuários Rui Grillo Ragagnin e Danielle de Oliveira Rosa e também da chefe da divisão de defesa sanitária vegetal Rita de Cassia Antochevis.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São José do Hortêncio, Felipe Trein, apesar da preocupação que o assunto gera há de se ressaltar o quão positivo foi o encontro. “O produtor está preparado para identificar sintomas da doença além de saber como e onde procurar auxílio”, salienta. Muitas dúvidas foram tiradas o que contribui com a consciência coletiva e conhecimento sobre o Greening.  A prefeita Ester Dill Koch prestigiou o evento e destacou que o Município está à disposição para as demandas que eventualmente surgirem, reforçando ainda a importância que a produção de citros tem na economia local.

As palestras sobre o Greening foram organizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de São José do Hortêncio com apoio da Emater/Ascar, Secretaria Municipal de Agricultura de Presidente Lucena, Câmara Regional de Citricultura e Sicredi Pioneira.