09/01/2024 Secretaria de Saúde

Vacinação contra Covid-19 em crianças

Sala de Vacinas vacina contra a Covid-19 às sextas-feiras

Secretaria Municipal da Saúde está oferecendo a partir de agora a vacina contra a Covid-19, seguindo a nova estratégia estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) para 2024.

A vacinação contra a Covid-19 ocorre exclusivamente na Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde nas sextas-feiras, das 08h às 16h30min.

É necessário apresentar carteira de vacinação.

Informações: 2500 1616.

Esquema primário:

As pessoas que não pertencem aos grupos prioritários e que não completaram o esquema vacinal primário com duas doses ainda podem buscar a Unidade Básica de Saúde para se vacinar, segundo a recomendação do Ministério da Saúde.

Público prioritário para dose de reforço semestral da vacina anticovid:

• Pessoas com 60 anos ou mais
  • Gestantes e puérperas (mães que tiveram filho há até 45 dias)
  • Imunocomprometidos com cinco anos ou mais

Público prioritário para dose de reforço anual da vacina anticovid:

• Trabalhadores da saúde
  • Pessoas em situação de rua
  • Pessoas com comorbidades com cinco anos ou mais
  • Pessoas com deficiência permanente com cinco anos ou mais
  • Indígenas, ribeirinhos, quilombolas com cinco anos ou mais
  • Moradores e funcionários de instituições de longa permanência
  • Pessoas privadas de liberdade, jovens cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privados de liberdade

Calendário Básico Infantil

A vacinação contra a COVID-19 foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação Infantil, para crianças a partir dos seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias. A aplicação da vacina se torna obrigatória.

Esta decisão foi oficializada, por meio da Nota Técnica nº 118/2023 do Ministério da Saúde. De acordo com a Nota, a medida foi adotada com base em evidências científicas mundiais e dados epidemiológicos de casos e óbitos pela doença no país.

Crianças de seis meses a menores de cinco anos devem iniciar ou completar o esquema básico que consiste em três doses da vacina anticovid com o intervalo de 28 dias entre a primeira e segunda dose e o intervalo de 56 dias entre a segunda e a terceira dose. O esquema deve ser iniciado aos seis meses de vida.

Orientações

Pessoas que tiveram Covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem a ausência de sintomas.

Para receber a dose de reforço, segundo a nova nota técnica do Ministério da Saúde, além de se encaixar em um dos grupos prioritários, será preciso observar o intervalo de seis meses desde a aplicação da última dose da vacina anticovid.