01/07/2021 Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Administração Municipal inaugura Sala de Recursos Multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado

O Conselho Municipal de Educação autorizou o funcionamento da Sala de Recursos Multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), dia 15 de junho, através da resolução nº12/2021.

O AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que extingam as barreiras para a participação dos)as) alunos(as), considerando suas necessidades específicas, com foco na aprendizagem.

A sala de recursos multifuncionais é um espaço dotado de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado que tem como principais objetivos:

• Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de ensino regular;
  • Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que extingam as barreiras no processo de ensino e aprendizagem em crianças com essas dificuldades;
  • Utilizar as ferramentas e recursos educacionais para a acessibilidade incluindo livros didáticos e paradidáticos em Braille, áudio e Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, laptops com sintetizador de voz, softwares para comunicação alternativa e outras ajudas técnicas que possibilitam o acesso ao currículo escolar, quando houver demanda.

O atendimento educacional especializado será oferecido a todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino que necessitam do atendimento e se enquadram nas exigências da lei nº13146/2015.

A Sala de Recursos Multifuncionais que atende os alunos do AEE está localizada nas dependências de Escola Municipal de Ensino Fundamental São José.
“A implantação da Sala de Recursos Multifuncionais em nosso município era uma das minhas prioridades, enquanto secretária de educação. Estou muito feliz com essa conquista!”, destaca Raquel Elisa Weber, Secretária da Educação, Cultura e Desporto.

#AEE #salamultifuncional